domingo, 2 de agosto de 2020

Recuperando a memória do Centro de Estudos em Música e Mídia

Desde a sua fundação em 2001, o MusiMid vem se empenhando em registrar todas as atividades realizadas, projetos em andamento, parcerias institucionais etc. Com essa intenção, desde 2006, quando ocorreu o 2º Encontro, foi dado início à publicação dos trabalhos apresentados pelos participantes. Inicialmente, impressos; depois em CDROM, até a publicação digital.

A despeito de todos os cuidados, alguns incidentes desagradáveis ocorreram, como a invasão do servidor da página por hackers, roubo de materiais etc. impuseram dificuldades na obtenção dos materiais. Alguns deles, infelizmente, estão definitivamente perdidos.

Após um longo período de buscas, encontramos profissional que está recuperando e realocando todo o material – que não é pouco...- à disposição dos interessados. É tarefa exaustiva e demorada, ao mesmo tempo que necessária.

Ao visitar os materiais, podemos reencontrar amigos e mestres. É também o momento em que numa tristeza doce reencontrar aqueles que participaram das atividades e que, infelizmente, não mais aqui estão...

Com a atualização, passam a integrar à página documentos audiovisuais, pelo Castbox e Youtube: MusiMidRádio e MusiMidFilmes.

Paralelamente a esta recuperação importante, o criação da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia vem completar este projeto de diálogo, intercâmbio e difusão da pesquisa nas áreas interdisciplinares da música com a comunicação.

Por fim, cabe reiterar, uma vez mais, que o trabalho da equipe é feito de maneira colaborativa e não visa lucro, não havendo formas de financiamento efetivas e regulares.