segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
1a. Jornada de Estudos em Música e Mídia: História Social da Música Popular na América Latina: tangos, boleros, choros e milongas
Jornada de Estudos em Música e Mídia:
História Social da Música Popular na América Latina: tangos, boleros, choros e milongas
Dia 3 de março de 2009
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Campus Monte Alegre
O Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) e o Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder realizam no dia 3 de março de 2009 a “Jornada de Estudos em Música e Mídia: Tangos, boleros, choros e milongas”. Organizada em quatro sessões, a atividade pretende discutir possibilidades metodológicas para estudos em música popular e é dirigida a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados na temática.
PROGRAMAÇÃO
9h30-10h00, Auditório Banespa: Recepção dos participantes
10h-12h, Auditório Banespa: Sessão 1 – Oficina: Metodologia de Pesquisa em História Social da Música Popular
Juan Pablo González
Juan Pablo González é professor e pesquisador do Departamento de Música da Universidade Católica do Chile e Doutor em Musicologia pela Universidade de Califórnia. Foi presidente da Seção Latinoamericana da IASPM – Associação Internacional de Estudos em Música Popular, autor de diversos artigos e livros na área de história social da música popular no Chile.
12h-13h: Intervalo
13h-15h, Auditório 239: Sessão 2 – Conversa com Maurício Berú: O projeto “Academia Nacional do Tango” e suas repercussões.
Debatedor: Sergio Casoy
Ouvinte privilegiado: Juan Pablo González
Maurício Berú é diretor, produtor e roteirista de cinema. Dirigiu diversos filmes sobre a temática da música popular, como “Certas Palavras – com Chico Buarque”, em 1980, e especificamente sobre o tango, como “Fuelle querido” (1965), “Tango y tango” (1984) e “Piazzolla em Buenos Aires” (2005).
Sergio Casoy é crítico e pesquisador de música lírica, especialmente ópera. É autor de diversos livros na área, como “Óperas e outros cantares” (Ed.Perspectiva, 2006); “Ópera em São Paulo 1952-2005” (EDUSP, 2006) e “A Invenção da Ópera – A história de um engano florentino” (Ed.Algol, 2007).
15h-15h20: Intervalo
15h20-16h00, Auditório 239: Sessão 3 – Exibição do filme “Fuelle querido”, “Quinteto” e conversa com o cineasta Mauricio Berú
16h-16h15: Intervalo
16h15-17h30, Auditório 239: Sessão 4 – Mesa redonda: O tango em trânsito
Antonio Rago Filho
Juan Pablo González
Henri de Carvalho
Heloísa de Araújo Duarte Valente (moderadora)
Antonio Rago Filho é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é professor titular e coordenador do Núcleo de Estudos de Historia: Trabalho, Ideologia e Poder. Tem diversas pesquisas e publicações na área de História do Brasil, especialmente sobre o período da Ditadura Militar. Também atua nos estudos de história da música popular, com ênfase na obra de Astor Piazzolla.
Juan Pablo González é professor e pesquisador do Departamento de Música da Universidade Católica do Chile e Doutor em Musicologia pela Universidade de Califórnia. Foi presidente da Seção Latinoamericana da IASPM – Associação Internacional de Estudos em Música Popular, autor de diversos artigos e livros na área de história social da música popular no Chile.
Henri de Carvalho é mestre e doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em História da PUC-SP. Pesquisa as obras de Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri e Mário de Andrade. Leciona na Universidade Integradas Guarulhos as disciplinas de História Contemporânea e História da América.
Heloísa de Araújo Duarte Valente é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutoramento realizado na ECA-USP. É coordenadora do Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), onde desenvolve o projeto de pesquisa “A canção das mídias: Memória e nomadismo”. Autora de diversos artigos e livros, como “Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio” (São Paulo: Annablume, 1999) e “As vozes da canção na mídia” (Via Lettera/Fapesp, 2003).
LOCAL
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Campus Monte Alegre. Auditório Banespa (na Biblioteca Nadir Gouveia Kfouri) e Auditório 239 (2º andar do Prédio Novo). Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo, SP. Informações: (11) 3670-8511.
INSCRIÇÕES
Gratuitas. Os interessados devem enviar nome completo, e-mail e filiação institucional para o e-mail musimid@gmail.com. Os interessados podem comparecer ao evento sem realizar inscrições, mas não receberão certificado.
CERTIFICADOS
Serão oferecidos ao final do evento aos participantes que realizarem inscrição antecipada e participarem de pelo menos duas das sessões da jornada.
COMITÊ ORGANIZADOR
Antonio Rago Filho, Heloísa de Araújo Duarte Valente, Plínio Birskis Barros, Ricardo Santhiago.
REALIZAÇÃO
Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Programa de Estudos Pós-graduados em História - Núcleo de Estudos de História: Trabalho, ideologia e poder - Departamento de História - Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP.