Submissão
de propostas:
Instruções para a apresentação de TODOS
trabalhos:
Serão
aceitos trabalhos em três modalidades: textos escritos, pôster e audiovisual
(formato DVD). Para todos eles, será necessário o envio de resumo, como
indicado, a seguir:
O resumo, contendo
entre 200 e 250 palavras, deverá ser enviado, impreterivelmente até 20 de maio
de 2012, para o e-mail musimid8@gmail.com. Nele, deve incluir: entre 5 a 10
referências bibliográficas, utilizando o sistema Chicago (autor/data), 3 a 5
palavras-chave, além do título. O corpo do texto deverá mencionar a) justificativa; b) objetivos; c)
marco teórico; d) metodologia; e) resultados. Formatação: arquivo em word
(.doc) 2003; Times New Roman; Tamanho: 11; Espaçamento: simples. Anexar uma nota biográfica resumida (máximo 4
linhas).
A divulgação dos resultados será
anunciada até o dia 30 de junho, na página do MusiMid
(www.musimid.blogspot.com) e em mensagem por e-mail ao interessado.
Instruções
para a apresentação dos trabalhos completos:
Textos escritos:
A versão completa dos textos (entre 10 e
25 páginas) deverá ser entregue até o dia 12 de agosto, já em sua versão final,
com o formato de edição e revisão de texto. (Por ocasião da divulgação dos
resultados, será divulgado, na página do MusiMid, o modelo de edição do texto)
Todos os trabalhos enviados dentro do prazo regulamentar serão publicados em
atas disponíveis “on line” (indexadas pela Biblioteca Nacional) na página do
MusiMid e, à medida que se obtenha financiamento, também em CD-ROM, Note-se que
o autor é responsável pela revisão do texto e solicitação de autorização de
reprodução de imagens aos detentores dos direitos autorais. Trabalhos finais
que estiverem fora dos padrões de edição serão automaticamente recusados.
Textos audiovisuais:
Os
trabalhos em audiovisual deverão ter uma duração entre três e dez minutos, e
deverá ser apresentada no formato DVD. Constará de uma sessão temática
destinada a modalidades dessa natureza. O resultado final deve conter toda a
ficha técnica. (Dependendo da quantidade de participações, a peça poderá ser
incluída nos anais.)
Confecções
de Pôsteres:
Os
pôsteres deverão conter: título do trabalho, instituição, autores, objetivos,
metodologia, resultados, conclusões e as referências bibliográficas mais
importantes. O número mínimo de palavras no pôster é 180, e o máximo 250.
Deverá ter as seguintes dimensões:
altura 130 cm - Largura: 80 cm. (Por ocasião da divulgação dos
resultados, apresentaremos sugestões para sua montagem).
Os pôsteres deverão ser montados
no dia 15 de setembro, de acordo com numeração e horário divulgados junto com o
aceite, na página do evento.
A presença do apresentador é
obrigatória durante os horários fixados para sua exibição.
A retirada do pôster é de
responsabilidade dos autores e deverá ocorrer logo após o período de exposição.
2 Critérios de seleção e de julgamento (todos
os trabalhos):
·
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de
Avaliação, presidida pela coordenação do evento;
·
Somente serão avaliados os trabalhos
explicitamente referentes à temática do evento e que estiverem de acordo com as
normas de prazo e formatação;
·
Serão
aceitos os trabalhos que versarem sobre um dos temas gerais (vide relação,
neste documento) e/ou que apresentem pesquisas em andamento que envolvam
interfaces multidisciplinares entre música e mídia. Para tanto, devem ser
mencionadas, com clareza, as referências bibliográficas e metodológicas. Serão
aceitos trabalhos em português ou espanhol[1],
nas diferentes áreas do conhecimento (musicologia, história, antropologia,
semiótica, estudos culturais, comunicação etc.), de acordo com as normas de
edição, em redação definitiva e corrigida. Em casos de ininteligibilidade da
redação, o resumo será recusado, não havendo possibilidade de recurso.
·
Não será
permitida a substituição de arquivo do resumo nem do texto completo.
Os critérios de
avaliação do conteúdo do texto, pelos pareceristas (pelo menos dois) serão os
mesmos adotados pela Anppom- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
Música:
·
Avaliação
(Ficha do parecerista)
Título do
texto avaliado:
Avaliador: Telefone: ( )
Pelo menos dois pareceristas avaliarão cada submissão e
pontuarão cada item abaixo de 1 a 5, sendo:
1= insatisfatório; 2= razoável; 3= satisfatório; 4= muito
bom e 5=excelente.
Pontuação de corte = 12 Pontos
1. Importância do artigo (item de desempate, caso
necessário) = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se o texto é
atual; se o assunto é relevante; se o texto traz contribuição para o
avanço do conhecimento na área de música; se há relação com
tema do congresso.
2. Título, palavras-chave e resumo = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se o Título
(e/ou subtítulo) é claro e explicita os objetivos do texto; se as
palavras-chave são indicadores adequados; se o resumo
sintetiza o conteúdo; se o abstract traduz o resumo.
3. Conteúdo = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se existe
clareza na exposição e argumentação das idéias; se os objetivos
estão coerentes com as conclusões; se os exemplos (se
houver) são pertinentes e estão legíveis.
4. Referências = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se as
referências estão inseridas no final e citadas no corpo do texto; Se as
notas de rodapé ou de fim e/ou citações são adequadas; se
seguem as normas divulgadas na chamada do Congresso.
Pontuação final ( )
Comentário sucinto (obrigatório para pontuação igual ou
inferior a 11):
O texto que obtiver 11 pontos ou menos estará recusado.
Assim, justificamos a obrigatoriedade de um comentário
para sustentar a decisão do parecerista.
Obs: Trabalhos
aprovados com pontuação igual ou superior a 12 pontos poderão ter comentários
no parecer
indicando (se houver) problemas e/ou considerações
observados pelo parecerista durante a avaliação. Trabalhos com um aceite e uma
recusa serão enviados a um terceiro parecerista para desempate
[1] Nos
textos em espanhol, solicita-se um resumo em português.