O Vórtice
Cultural do Pós-Guerra e a Reconfiguração dos Paradigmas Artísticos
Nicolau
Sevcenko
As
décadas de 1950. 60 e 70 assistiram a transformações radicais tanto dos
fundamentos estéticos, quanto das práticas e dos modos de difusão das obras de
arte, nas suas diferentes especialidades.
Um dos fatores fundamentais, por trás dessas mudanças, foi a ampliação
da sensibilidade espaço-temporal de alguns grupos de artistas, ligados a
distintas modalidades e concepções do fazer artístico. Essa percepção e
formulação dilatadas, de seus projetos, dotou esses artistas de novas
potencialidades criativas, de grande impacto cognitivo, social, político e
ambiental. As artes se tornaram historicamente situadas, eticamente engajadas,
críticas do contexto tecnológico e estrategicamente infiltradas na vida
cotidiana das grandes cidades mundiais.
Música e imagem
em movimento: Motion Picture Moods e a memória do cinema mudo – o caso chileno.
Juan
Pablo González
Esta
conferência explora o forte vínculo entre visualidade e música que desenvolveu
o cinema desde seus primórdios. A fonte principal para este estudo é o
manual Motion Picture Moods For Pianists and Organists (Nueva York,
1924), que oferece cerca de 300 peças organizadas segundo 52 estados de
espírito e situações representadas ou conotadas por cada um destes. É objetivo
desta pesquisa documentar o uso, no Chile, da música contida neste Manual ou, pelo menos, o âmbito de sua
influência na prática de cineastas e músicos locais. A recuperação e o estudo
do acervo cinematográfico antigo não estariam completos sem a recuperação e
análise de suas práticas musicais associadas. Tanto a imagem quanto os sons a
ela agregados fazem parte da reconstrução da memória de um povo. Frise-se que a
música tem a virtude de fazer emergir - com essa dimensão invisível e profunda
que enche de vida e significado - as mudas imagens em movimento.
Música, política
e a vontade de cantar.
David
King Dunaway
Uma
“névoa romântica” tem, há muito tempo, cercado o estudo da cultura popular.
Muitos colecionadores e entusiastas da folk music são pessoas românticas e, com
frequência, patriotas. Isso porque a nobreza de espírito comum à folk music
está enraizada, nas suas origens, nos povos e nas paisagens de um país. Suas
canções são esculpidas a partir dos contornos da terra e das experiências
originárias das comunidades.